quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma Guerra de Loucos.

BOM DIA CARO LEITOR MAIS UMA VEZ VENHO TRAZER A VOCÊS MAIS UM ASSUNTO EM QUESTÃO QUE TEM TRAGO GRANDE ABORRECIMENTO A PROFISSIONAIS E A PACIENTES: O ATO MÉDICO
" O projeto do Ato Médico (PL 7703/06) dá aos médicos a exclusividade do diagnóstico e da prescrição dos tratamentos. Entidades representativas de outras áreas da saúde se opõem à proposta com o argumento de que a população tem o direito ao livre acesso aos profissionais da saúde, sem que tenham de passar obrigatoriamente por uma consulta médica. Como admitir que os médicos façam a prescrição terapêutica em áreas do conhecimento (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fono- audiologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Odontologia, Biomedicina) em que eles nunca tiveram qualquer tipo de treinamento."
BOM, MINHA QUESTÃO, MEU PONTO DE VISTA É: EU TENHO CESSÕES DE TERAPIA COM MINHA PSICÓLOGA. ELA ESTUDOU ANOS PARA QUE ESTIVESSE CAPACITADA A OUVIR MINHAS QUESTÕES ( QUEM NESTE MUNDO NÃO TEM AS SUAS ? ) E ME ACONSELHAR DA MELHOR MANEIRA.
AO MEU ENTENDER, JÁ UM PSIQUIATRA, É UM MÉDICO QUE ESTUDOU PARCIALMENTE PSICOLOGIA ( MAS NÃO TODA ELA ) E ESTÁ CAPACITADO A MEDICAR O PACIENTE COM PROBLEMAS PSICOSSOMÁTICOS, PSICOLÓGICOS E AFINS.( NESTE MUNDO NÃO TEM OS SEUS? ).NO CASO DA PSICOLOGIA, SEM DESPREZAR AS OUTRAS ÁREAS, A MINHA PERGUNTA É: PORQUE UM PROFISSIONAL QUE ESTUDOU DURANTE ANOS E ESTÁ MAIS CAPACITADO QUE UM PSIQUIATRA EM RECONHECER NEUROSES, PSICOSES E AFINS, DEVE ESTAR RESTRITO A EXERCER SUA FUNÇÃO PARCIALMENTE POIS SEGUNDO O ATO MÉDICO ESSES PROFISSIONAIS NÃO ESTARIAM APTOS A GERAR ATESTADOS OU IDENTIFICAR SINTOMAS. ALGUMAS EMPRESAS INCLUSIVE JÁ SE NEGAM A ACEITAR ATESTADOS DE PSICÓLOGOS, MESMO HAVENDO UM DECRETO GERADO PELO CFP ( CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA) E PELO CRP ( CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA) , QUE ATESTA QUE PSICÓLOGOS PODEM SIM GERAR ATESTADOS. MAS ONDE ESTA ESCRITO QUE PSICÓLOGOS NÃO POSSUEM CAPACIDADE PARA IDENTIFICAR DOENÇAS? SE ESSES PROFISSIONAIS NÃO ESTÃO CAPACITADOS PARA ISSO, PRA QUE ENTÃO ELES ESTUDAM MAIS DE CINCO ANOS. PORQUE ELES DEVEM PASSAR POR UMA FACULDADE?
EM UM SISTEMA ONDE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SÃO ESCASSOS, ( O SISTEMA PARTICULAR DE SAÚDE ABSORVE TODOS OS PROFISSIONAIS ) TORNA-SE QUASE IMPOSSÍVEL TER UMA CONSULTA EMERGENCIAL COM UM PSIQUIATRA NO SISTEMA PÚBLICO. OS MÉDICOS NÃO DEVERIAM ESTAR ATUANDO ENTÃO EM CONJUNTO COM OS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA AO INVÉS DE ESTAR DECLARANDO UMA GUERRA POR DIREITOS AUTORAIS? DIZER QUEM PODE O QUE, É BANAL, E MAIS DO QUE ISSO, TORNA-SE UMA GUERRA DE VAIDADES. ASSIM COMO UM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NÃO ESTÁ APTO A RECEITAR MEDICAMENTOS, O PROFISSIONAL DE PSIQUIATRIA NÃO ESTÁ APTO A BUSCAR AS CAUSAS EMOCIONAIS DESSE PACIENTE.
SE O ATO MÉDICO SE TORNAR OFICIAL, ESTAREMOS DESMERECENDO NÃO SOMENTE PROFISSIONAIS, MAS SONHOS DE MILHARES DE PESSOAS QUE COM SACRIFÍCIO SE DESDOBRARAM DURANTE ANOS PARA QUE PUDESSEM EXERCER SUAS PROFISSÕES.
ORA, QUEM É O TODO PODEROSO QUE ESTÁ DECLARANDO QUE MÉDICOS SÃO OS SABE TUDO DA HISTÓRIA? ESSA PESSOA ( OU ESTAS PESSOAS ) ACHAM REALMENTE QUE HAVERÁ POSSIBILIDADE DE MILHARES CURSAREM MEDICINA, UMA FACULDADE CARÍSSIMA QUE EM SUA MAIORIA É CURSADA POR PESSOAS DE ALTO PODER AQUISITIVO, E DEPOIS CURSAREM UMA ESPECIALIZAÇÃO?
O ATO MÉDICO VAI RESTRINGIR A DESCOBERTA DE DOENÇAS TAMBÉM A MÉDICOS? OS MÉDICOS VÃO SE ENFIAR NO MEIO DO MATO PARA BUSCAR PLANTAS E MEDICAMENTOS? OS MÉDICOS VÃO BUSCAR SERPENTES PARA GERAR NOVOS SOROS ANTIOFÍDICOS? VÃO BUSCAR COMPOSTOS QUÍMICOS?
NÃO ESTOU DESMERECENDO OS MÉDICOS, MAS ESSAS PESSOAS QUE FORMULARAM O ATO MÉDICO NÃO PENSARAM QUE OS PROFISSIONAIS MÉDICOS ESTÃO SOBRECARREGADOS. NÃO PENSARAM QUE O TRABALHO FEITO POR
FISIOTERAPEUTAS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, FONOS, ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICÓLOGOS, FÁRMACOS, ODONTÓLOGOS, BIOMÉDICOS E MUITOS OUTROS MAIS, SÓ VEM A PERMITIR UMA MELHORIA EM SEU ATENDIMENTO?
SERÁ QUE UM MÉDICO QUE DIA SIM DIA NÃO, TEM DE CUMPRIR UM PLANTÃO DE 24 HORAS VAI CONSEGUIR SUPRIR ESSES PROFISSIONAIS? ACHO QUE ESTA É UMA PERGUNTA JÁ RESPONDIDA POR INÚMEROS CASOS DE ERROS MÉDICOS, POR INÚMEROS MÉDICOS ESTRESSADOS, DEPENDENTES QUÍMICOS, ALCOÓLATRAS, ETC.
O MAIS LAMENTÁVEL NESTA GUERRA EM QUE ESTÁ SE TORNANDO O ATO MÉDICO, É QUE OS DIRIGENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS E FEDERAIS QUE REGEM ESSAS PROFISSÕES IGNORAM, QUE EM QUALQUER GUERRA QUEM SOFRE MAIS NÃO SÃO OS QUE A IDEALIZAM, NUMA GUERRA QUEM MAIS SOFRE SEMPRE SÃO OS CIVIS, A POPULAÇÃO, QUE MAIS UMA VEZ SE VERÁ PREJUDICADA NUM SISTEMA DE SAÚDE JÁ TÃO PRECÁRIO; E DIGO ISTO NÃO SOMENTE AOS DEPENDENTES DO SUS MAS TAMBÉM, AQUELES QUE POSSUEM UM PLANO DE SAÚDE E SE VEEM SENDO TRATADOS COMO SE AS CONSULTAS FOSSEM GRATUITAS.
É INTERESSANTE CHAMARMOS DE ATO MÉDICO, QUANDO TANTOS MÉDICOS SE VEEM NAS MÃOS DO GOVERNO SEM TER CONDIÇÕES DE AGIR.
UM GRANDE ATO MÉDICO SERIA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E NÃO O AUMENTO DESSE. SERIA DE MELHORES HOSPITAIS E EQUIPAMENTOS.
CONCLUO ENTÃO QUE DEVERÍAMOS REALIZAR UM ATO POPULAR PARA RESTRINGIR A OPINIÃO DOS CRIADORES DO ATO MÉDICO AO INTERIOR DAS LATRINAS DE SUAS CASAS, QUE É ONDE UMA IDEIA TÃO INOVADORA MERECE ESTAR GUARDADA.
O ATO MÉDICO VAI CONTRA O JURAMENTO DE HIPÓCRATES:
"Juro por Apolo Médico, por Esculápio, por Higéia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas, tomando-os como testemunhas, obedecer, de acordo com meus conhecimentos e meu critério, este juramento: Considerar meu mestre nesta arte igual aos meus pais, fazê-lo participar dos meios de subsistência que dispuser, e, quando necessitado com ele dividir os meus recursos; considerar seus descendentes iguais aos meus irmãos; ensinar-lhes esta arte se desejarem aprender, sem honorários nem contratos; transmitir preceitos, instruções orais e todos outros ensinamentos aos meus filhos, aos filhos do meu mestre e aos discípulos que se comprometerem e jurarem obedecer a Lei dos Médicos, porém, a mais ninguém. Aplicar os tratamentos para ajudar os doentes conforme minha habilidade e minha capacidade, e jamais usá-los para causar dano ou malefício. Não dar veneno a ninguém, embora solicitado a assim fazer, nem aconselhar tal procedimento. Da mesma maneira não aplicar pessário em mulher para provocar aborto. Em pureza e santidade guardar minha vida e minha arte. Não usar da faca nos doentes com cálculos, mas ceder o lugar aos nisso habilitados. Nas casas em que ingressar apenas socorrer o doente, resguardando-me de fazer qualquer mal intencional, especialmente ato sexual com mulher ou homem, escravo ou livre. Não relatar o que no exercício do meu mister ou fora dele no convívio social eu veja ou ouça e que não deva ser divulgado, mas considerar tais coisas como segredos sagrados. Então, se eu mantiver este juramento e não o quebrar, possa desfrutar honrarias na minha vida e na minha arte, entre todos os homens e por todo o tempo; porém, se transigir e cair em perjúrio, aconteça-me o contrário".
DEPOIS DISSO SENHORES CRIADORES DO ATO MÉDICO, SÓ ME RESTA A PERGUNTA: - É REALMENTE SUA INTENÇÃO MELHORAR A MEDICINA OU TRANSFORMAR O JURAMENTO DE HIPÓCRATES NO JURAMENTO DOS HIPÓCRITAS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário